Na tarde deste domingo (2), o Treze conquistou uma importante vitória no Clássico Tradição ao derrotar o Botafogo-PB por 2 a 1 no Estádio Amigão, em Campina Grande. O confronto, válido pela sexta rodada do Campeonato Paraibano, teve como destaques os gols de Wandson e Dione para o Galo da Borborema, enquanto Falcão descontou para o Belo nos acréscimos da partida.

Treze domina as ações e constrói vantagem no primeiro tempo

Desde os minutos iniciais, a equipe comandada por Marcelo Martelotte demonstrou superioridade e impôs uma forte marcação sobre o Botafogo-PB, dificultando a saída de bola do adversário. A pressão intensa do Treze resultou em boas oportunidades ofensivas e, aos 25 minutos, a estratégia surtiu efeito. Após cruzamento preciso de Arthurzinho, o atacante Wandson subiu bem e cabeceou por cima do goleiro Saulo, abrindo o placar para o Galo da Borborema. O domínio do Treze continuou e, aos 35 minutos, Dione ampliou a vantagem em grande estilo. O meio-campista cobrou falta com perfeição, acertando o ângulo da meta defendida por Saulo, que nada pôde fazer para evitar o segundo gol do time da casa. Mesmo em desvantagem, o Botafogo-PB teve dificuldades para criar jogadas ofensivas e pouco ameaçou o goleiro Rayan ao longo da primeira etapa.

Botafogo-PB perde o clássico para o Treze
Foto: Cristiano Santos / Divulgação Botafogo-PB

Belo tenta reagir, mas Treze administra resultado

Na volta do intervalo, o técnico João Burse promoveu mudanças no Botafogo-PB e a equipe adotou uma postura mais ofensiva, buscando reverter o placar adverso. O Belo conseguiu criar algumas oportunidades, mas esbarrou na sólida defesa do Treze e nas boas defesas de Rayan, que se destacou ao impedir o gol adversário em momentos decisivos. Com a vantagem no marcador, o Treze adotou uma estratégia mais cautelosa, administrando o jogo. O time de Campina Grande demonstrou organização defensiva e conseguiu conter as investidas do Belo, mantendo o controle da partida até os minutos finais. Nos acréscimos, o Botafogo-PB finalmente conseguiu furar a defesa alvinegra. Aos 52 minutos, Falcão aproveitou cruzamento na área e, de cabeça, descontou para o Belo. No entanto, o gol veio tarde demais para uma reação efetiva, e o apito final confirmou a vitória do Treze por 2 a 1.

Declarações pós-jogo

Após o apito final, os jogadores do Botafogo-PB optaram por não conceder entrevistas à imprensa. Pelo lado do Treze, Wandson, autor do primeiro gol, celebrou o resultado e destacou a importância do triunfo para a equipe: "Feliz em fazer o gol num clássico. Não puder jogar contra o Campinense, mas graças aos fisioterapeutas do clube pude voltar e fazer um bom jogo contra o Botafogo-PB. Agora é focar na sequência da temporada. Agora é foco total, estamos concentrados de uma forma que não estávamos antes. Martelotte chegou, nos deu muita confiança e estamos nos sentindo bem ao ponto de buscarmos ainda mais pontos dentro do campeonato."

Elenco do Treze comemora vitória sobre o Botafogo-PB
Foto: @daniel_vierra / Divulgação Treze

Escalações

O Treze, do técnico Marcelo Martelotte, iniciou a partida com a seguinte formação: Rayan; Van (Guilherme Lucena), Marcelo Sousa, Renan Diniz, Arthurzinho; Juninho, Lincoln, Dione Ribas (Pedro Henrique); Wandson (Karl), Rafael Ibiapino e Jeam (Luã Lúcio).

Já João Burse, técnico do Botafogo-PB foi a campo com: Saulo; Erick (Ronaldo) (Natham), Reniê, Igor Ribeiro, Mateus Rodrigues; Gama, Thallyson (Davyson Mosquito), Bruno Leite (Falcão); Guilherme Santos, Rafinha e Gustavo Ramos (Danilo Mariotto).

Próximos compromissos

Com a derrota, o Botafogo-PB acumula três jogos sem vitória na competição, somando um empate contra o Serra Branca e uma derrota para o Pombal. Agora, o Belo se prepara para mais um clássico, desta vez diante do Campinense, no próximo domingo (9), às 16h, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. Já o Treze, embalado pelo resultado positivo, volta a campo no sábado (8), às 16h30, quando enfrenta o Pombal fora de casa, buscando consolidar sua boa fase no Campeonato Paraibano.