Na noite deste sábado, 3 de janeiro, o CSA venceu o Barcelona de Ilhéus-BA pelo placar de 1 a 0, em partida realizada no Estádio Rei Pelé, em Maceió, pela primeira fase da pré-Copa do Nordeste. O resultado garantiu ao clube alagoano a classificação para a segunda fase preliminar do torneio regional. O gol que selou a vitória azulina foi marcado pelo atacante Guilherme Cachoeira, de 22 anos, reforço do CSA para esta temporada, vindo do Remo. Ele aproveitou um passe preciso do lateral Cedric e finalizou com competência aos 19 minutos do primeiro tempo.

Jogadores do CSA comemorando gol contra o Barcelona-BA
Foto: @allaanmax / CSA | Divulgação CSA

Domínio azulino no primeiro tempo

Desde os minutos iniciais, o CSA mostrou superioridade em campo, impondo um ritmo forte e pressionando a equipe baiana. O Barcelona de Ilhéus-BA teve dificuldades para sair do seu campo defensivo, e o goleiro Rafael Copetti foi exigido em algumas oportunidades. O gol veio como resultado natural da pressão. Cedric, lateral-direito que se destacou pela participação ofensiva, fez uma jogada inteligente e serviu Guilherme Cachoeira, que colocou a bola no fundo das redes. Após o gol, o CSA manteve o controle da partida, sem permitir reação do adversário.

Ritmo menor na etapa complementar

No segundo tempo, o ritmo do jogo diminuiu consideravelmente. Mesmo com a vantagem no placar, o CSA optou por administrar o resultado, trocando passes e controlando a posse de bola. O Barcelona de Ilhéus-BA, por sua vez, não conseguiu criar chances claras de gol, esbarrando na organização defensiva do time alagoano. O técnico Higo Magalhães promoveu algumas substituições ao longo da etapa final, renovando o fôlego da equipe e reforçando a segurança defensiva. No fim da partida, o CSA ainda teve Vander expulso. Mesmo com as alterações e a expulsão, o CSA não correu riscos e garantiu a classificação de forma tranquila.

Próxima fase contra o Maracanã-CE

Com a vitória, o CSA avança para a segunda e última fase da pré-Copa do Nordeste, onde enfrentará o Maracanã-CE. O time cearense conquistou sua classificação ao eliminar o ABC. O confronto decisivo está marcado para a próxima quarta-feira, 8 de janeiro, no Estádio Rei Pelé, em Maceió.

Imagem: Divulgação CSA

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgará o horário da partida nos próximos dias. O vencedor deste duelo garantirá vaga na fase de grupos da Copa do Nordeste, uma das competições regionais mais importantes do calendário nacional, que oferece visibilidade e oportunidades financeiras significativas para os clubes participantes.

Escalações

O CSA iniciou a partida com a seguinte formação: Georgemy; Cedric, Eduardo Biazus, Betão e Roberto (Enzo); Gustavo Nicola, Buga (Vander) e Brayann (Wellington Júnior); Guilherme Cachoeira, Gustavinho (Álvaro) e Igor Bahia (Tiago Marques). Técnico: Higo Magalhães.

O Barcelona de Ilhéus-BA entrou em campo com Rafael Copetti; Júnior, Clebson, Jaques e Jonathan Lessa (Marcel); Lídio, Ramires (Matheus Guimarães) e Carlos Eduardo (Manoel); Hippolito, Gianlucas (Ruan) e Eydison (João de Deus). Técnico: Sérgio Araújo.

Perspectivas para o CSA

O próximo duelo promete ser desafiador, pois o Maracanã-CE mostrou qualidade ao eliminar um adversário tradicional como o ABC. No entanto, jogando em casa e com o apoio de sua torcida, o CSA tem condições de assegurar a vaga na fase de grupos e dar continuidade à sua caminhada na Copa do Nordeste. A torcida azulina está confiante e deve comparecer em bom número para empurrar a equipe rumo a mais uma vitória. O confronto de quarta-feira será decisivo para os planos do clube nesta temporada, e todos os olhos estarão voltados para o Estádio Rei Pelé.