Neste domingo (12/01), o Botafogo-PB estreou no Campeonato Paraibano 2025 com uma expressiva vitória por 4 a 2 sobre o Nacional de Patos. A partida foi realizada no Estádio Almeidão, em João Pessoa, às 16h, e marcou um início promissor para o Belo na competição estadual.

Primeiro tempo de domínio, mas placar magro

A etapa inicial foi marcada pelo controle absoluto do Botafogo-PB, que pressionou o Nacional de Patos desde os primeiros minutos. Com uma postura ofensiva, o time da casa criou diversas oportunidades, mas encontrou dificuldade para converter as chances criadas em gols. A insistência deu resultado aos 28 minutos, quando Danilo Mariotto abriu o placar. O atacante aproveitou um cruzamento preciso de Nicolas Schulz pela esquerda e cabeceou sem chances para o goleiro Eduardo. Apesar de seguir pressionando, o Botafogo-PB não conseguiu ampliar o marcador antes do intervalo. O Nacional de Patos, por sua vez, teve atuação tímida na primeira etapa, sem criar jogadas que levassem perigo ao gol defendido por Saulo.

Danilo Mariotto, do Botafogo-PB, comemora gol em cima do Nacional de Patos
Foto: Cristiano Santos / Divulgação Botafogo-PB

Segundo tempo movimentado e cheio de gols

O segundo tempo foi completamente diferente e começou com uma surpresa para o time da casa. Logo aos 2 minutos, o Nacional de Patos chegou ao empate com um golaço de Rogério. O atacante acertou um belo chute de fora da área, deixando tudo igual no Almeidão. No entanto, a reação do Nacional foi rapidamente neutralizada. Apenas cinco minutos depois, o Botafogo-PB voltou à frente no placar com Igor Maduro, que havia saído do banco de reservas, recolocando o "Belo" em vantagem. A partir daí, o Botafogo-PB cresceu ainda mais na partida. Aos 24 minutos, o meia Falcão ampliou para 3 a 1. O Belo teve a chance de aumentar ainda mais o placar quando Danilo Mariotto desperdiçou um pênalti, chutando para fora. O Nacional de Patos ainda mostrou poder de reação e diminuiu a desvantagem aos 34 minutos, com Jones. Porém, o Botafogo-PB decretou a vitória nos acréscimos, com Igor Maduro marcando seu segundo gol na partida e fechando o placar em 4 a 2.

Destaque para Igor Maduro e reação do time

O volante Igor Maduro foi um dos grandes destaques da partida, anotando dois gols e sendo fundamental para a vitória do Botafogo-PB. Após o apito final, o jogador comemorou o desempenho da equipe e destacou a importância do resultado para o grupo. “O mais importante é a vitória. Entregar pro torcedor, a gente sabia que tava devendo e é só o primeiro passo, a gente vai em busca desse Paraibano.”, afirmou Igor. Essa vitória foi especialmente significativa para o Botafogo-PB, que buscava se redimir com a torcida após a eliminação precoce na pré-Copa do Nordeste. Na ocasião, o Belo foi desclassificado pelo Moto Club, em plena João Pessoa, com uma derrota por 1 a 0. A atuação convincente no estadual serve como alento para os torcedores e demonstra a capacidade de reação da equipe.

Elenco do Botafogo-PB comemora goleada contra o Nacional de Patos
Foto: Cristiano Santos / Divulgação Botafogo-PB

Escalações e próximos desafios

O técnico João Burse escalou o Botafogo-PB com a seguinte formação inicial: Saulo; Erick, Reniê, Igor Ribeiro e Nicolas Schulz; Gama, Thallyson (Igor Maduro) e Falcão (Bruno Leite); Gustavo Ramos (Guilherme Santos), Rafinha (Paul Henry) e Danilo Mariotto.

Pelo lado do Nacional de Patos, comandado por Rafael Soriano, o time começou com Eduardo; Carlos Henrique (Mhaylon), André, Yuri, David (Thiago Recife), Bruno, Derley (Filipe), Natalício (Robinho), Jones (Ezequiel), Rogério e Kieza.

Com a vitória, o Botafogo-PB já volta as atenções para o próximo desafio no estadual. A equipe enfrentará o Esporte de Patos, novamente no Estádio Almeidão, na próxima quarta-feira (15/01), às 20h15. Já o Nacional de Patos buscará a recuperação ao receber o Pombal no mesmo dia e horário, jogando em seus domínios.

Torcida retoma confiança no Belo

A atuação consistente e cheia de gols foi suficiente para trazer de volta a confiança dos torcedores no trabalho de João Burse e sua equipe. O Botafogo-PB mostrou um futebol dinâmico e ofensivo, especialmente na segunda etapa, e deu sinais de que vai brigar pelo título do Campeonato Paraibano. Resta agora à equipe manter o bom desempenho e consolidar o entrosamento ao longo da competição.