Em mais um passo de sua preparação para a temporada 2025, o Náutico realizou, nesta segunda-feira (17/12), um jogo-treino contra o Jaguar, equipe de Jaboatão dos Guararapes, que fará sua estreia no Campeonato Pernambucano no próximo ano. O confronto terminou empatado por 1 a 1, no Centro de Treinamento Wilson Campos, em Recife, e contou com destaque para jovens atletas da base alvirrubra e para o atacante nigeriano Samuel Otusanya, autor do gol da equipe.

Samuel Otusanya comemora gol em jogo-treino pelo Náutico
Foto: 
@gabrielfrancafoto / CNC | Divulgação Náutico

O treinador Marquinhos Santos optou por escalar um time com jogadores que compõem a base do Náutico e que irão disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha), em janeiro. A estratégia faz parte do planejamento do clube para dar maior rodagem aos jovens atletas e avaliar possíveis nomes para o elenco principal ao longo da temporada.

O gol do Náutico foi marcado por Samuel Otusanya, atacante nigeriano de 20 anos, que está em período de testes no clube. Otusanya pertence ao América-PE e recentemente defendeu o Haugesund, da Noruega. Em sua primeira oportunidade vestindo a camisa alvirrubra, o jogador mostrou oportunismo ao balançar as redes e chamou atenção da comissão técnica.

Para o confronto, o Náutico iniciou com a seguinte escalação: Wellerson; Juan, Gledson, Índio e Vini; Samuel, Maranhão e Felipe Redaelli; Kayon, Thalissinho e Samuel Otusanya. Durante o jogo, Marquinhos Santos realizou várias substituições, colocando em campo Guilherme, Halan, Eduardo, Caio e Lukayan.

O rodízio de jogadores permitiu ao treinador analisar diferentes combinações e testar opções táticas. Apesar de não sair com a vitória, a movimentação foi considerada produtiva, principalmente pelo ritmo adquirido pelos jovens atletas e pela chance de identificar pontos a serem ajustados antes do início das competições oficiais.

A programação de pré-temporada do Náutico segue intensa. Na próxima quinta-feira (19), o Timbu pretende voltar a campo para mais um jogo-treino, desta vez contra o América-RN, novamente no CT Wilson Campos. Diferentemente da partida contra o Jaguar, Marquinhos Santos deve utilizar uma equipe com jogadores mais experientes, incluindo nomes que brigam por vaga no time titular para a estreia no Campeonato Pernambucano. Além do jogo-treino contra o América-RN, a comissão técnica já planeja um amistoso no dia 29 de dezembro, ainda com adversário a ser confirmado. Essas atividades fazem parte da preparação para o início da temporada, com o objetivo de alinhar o ritmo de jogo, integrar os novos reforços e consolidar a filosofia de trabalho da equipe técnica.

A estreia oficial do Náutico na temporada 2025 está marcada para o dia 12 de janeiro, quando enfrentará o Petrolina, nos Aflitos, pela primeira rodada do Campeonato Pernambucano. O clube busca iniciar o ano com o pé direito, visando recuperar o protagonismo no cenário estadual e alcançar bons resultados nas competições ao longo do ano. Além do Campeonato Pernambucano, o clube terá compromissos importantes em 2025, incluindo a disputa da Copa do Brasil e da Série C do Campeonato Brasileiro. A expectativa da torcida é que o planejamento da diretoria, aliado ao trabalho da comissão técnica, resulte em um time competitivo e capaz de brigar pelos objetivos traçados.

Tabela - Náutico | 1ª Fase Campeonato Pernambucano 2025:

1ª Rodada - 12/01

Náutico x Petrolina - 17h Aflitos / Recife

2ª Rodada - 15/01

Náutico x Jaguar - 20h Aflitos / Recife

3ª Rodada - 19/01

Central x Náutico - 18h Lacerdão / Caruaru

4ª Rodada - 25/01

Náutico x Santa Cruz - 16h30 Aflitos / Recife

5ª Rodada - 30/01

Náutico x Maguary - 20h Aflitos / Recife

6ª Rodada - 02/02

Retrô x Náutico - 17h Arena de Pernambuco / São Lourenço da Mata

7ª Rodada - 08/02

Náutico x Afogados - 16h30h Aflitos / Recife

8ª Rodada - 15/02

Sport x Náutico - 16h30h Ilha do Retiro / Recife

9ª Rodada - 22/02

Decisão x Náutico - 16h30 Odilon Ferreira / Sertânia

Com um elenco em formação e a integração de jovens talentos, o Náutico demonstra que está comprometido em construir uma equipe equilibrada para a temporada 2025. A mescla entre juventude e experiência deve ser um dos pilares da equipe, que busca se reerguer após as últimas temporadas marcadas por altos e baixos.

O empate contra o Jaguar, embora não tenha sido o resultado ideal, serviu como um importante passo no desenvolvimento da equipe e na avaliação do potencial dos atletas. A torcida alvirrubra segue confiante e ansiosa para acompanhar o desempenho do time nos próximos desafios da pré-temporada e, principalmente, no início das competições oficiais. O Jaguar, adversário do Náutico no jogo-treino, é uma equipe de Jaboatão dos Guararapes que disputará pela primeira vez a elite do futebol pernambucano em 2025. A participação no duelo foi uma oportunidade para o clube testar seu elenco e ajustar a equipe antes do início do campeonato. O empate foi considerado um resultado positivo, dado o nível de competitividade apresentado pelos jovens atletas alvirrubros.